Coleção Beatrix Potter

Beatrix Potter, o nascimento do moderno livro infantil

Beatrix Potter foi em muitos sentidos um caso à parte na história do livro para crianças. Nasceu numa família burguesa muito rica e foi educada em casa por precetoras. O pai e os hábitos familiares também contribuíram para a sua formação estética. O pai gostava de pintura e fazia fotografia, além de que a ida a exposições e museus era um passatempo familiar. Aprendeu a desenhar sobretudo sozinha, com animais, plantas e paisagens como modelos, o que é bem visível nas suas ilustrações para crianças. Quando publicou o primeiro livro já tinha tido um pequeno prelo em casa e sabia o suficiente de produção para toda a vida se ter envolvido na impressão dos seus livros.
Quando Beatrix Potter escreveu o primeiro livro — As Aventuras de Pedrito Coelho, talvez o livro infantil com mais êxito de todos os tempos —, as histórias para crianças eram invariavelmente em verso. A única exceção até à época fora The Little Black Sambo, um livro cheio de graça, também ele com ilustrações não profissionais e igualmente um êxito até hoje. O editor de Beatrix Potter encorajou-a a manter a linguagem simples, e assim teve início a tradição que se mantém até hoje nos livros para crianças.
Outra intervenção inovadora da criadora do Pedrito Coelho tem a ver precisamente com a produção dos seus livros. Com a sua experiência e feitio determinado, preferiu prescindir dos direitos da primeira tiragem e imprimir o livro com chapas de cobre, um processo recente e de qualidade muito superior ao que existia até então, mantendo ao mesmo tempo um preço baixo para o livro. As suas decisões sobre o formato, a capa, as páginas de guarda, revelaram-se igualmente sensatas.
Se compararmos os livros de Beatrix Potter com os de hoje, as diferenças não são imensas, mas são sensíveis. A atenção ao pormenor, as roupas das personagens e os pormenores das casas são característicos da época vitoriana, e de resto para o tempo têm um aspeto claramente moderno e simples. Se um certo preciosismo das imagens lhe parecer vulgar, engana-se: o efeito é criado pelas cópias infinitas a que deu origem até hoje. Mas o que continua a encantar as crianças nas suas histórias mais complexas é terem uma verdadeira intriga. Acontecem coisas, o perigo é real, há aventura e o fim não é previsível.
Os costumes da época em matéria de educação chocam por vezes os pais de hoje, por exemplo a sova memorável na história do coelhinho Benjamim. Diz-nos a experiência que as crianças a aceitam bem melhor que os pais. Em geral percebem que no contexto da história, por trás do castigo está a preocupação do pai com o filho e o sobrinho. Aliás, a sova tem lugar depois de o pai se ter arriscado para os salvar.
O número de artigos e teses de doutoramento acerca de Beatrix Potter surpreenderia de certeza a maior parte dos pais: é da ordem dos muitos milhares. As vendas dos livros, essas, andam pelas centenas de milhões, ao longo de mais de cem anos em dezenas de línguas.
Quando fizemos este esforço para pôr ao alcance de todos a um preço baixo as obras de Beatrix Potter pensámos em tudo isto de que aqui falamos, mas sobretudo na variedade. Não acreditamos, como muitos pais receosos, que é preciso proteger as crianças das convicções duvidosas que enchem tantos livros alimentando-os espiritualmente com a uniformidade de baixo nível estético do canal Panda. Em nossa opinião a variedade não pode passar sem o passado, e é por reconhecerem que assim é que os colecionadores têm feito os livros infantis alcançar preços absurdos em leilões. Um exemplar da edição de autor a preto das Aventuras de Pedrito Coelho, a primeira, atingiu recentemente em leilão um preço de cerca de 25 mil euros. No tempo do digital não faz falta tanto para proporcionar uma experiência rica às crianças. Tencionamos por isso continuar a editar livros de outros tempos e outras geografias e línguas ao preço mais baixo que for possível.

Veja quais os contos de Beatrix já  publicados pela Livros sem Papel

Siga o álbum da Beatrix Potter no Pinterest da Livros sem Papel.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s