Nova edição digital de “Os Fidalgos da Casa Mourisca”

Júlio Dinis

Os Fidalgos da Casa Mourisca

No centro de uma aldeia laboriosa ergue-se uma casa fidalga ainda imponente, mas em que os sinais de abandono são bem visíveis. É a Casa Mourisca, e o dono é um homem que nunca aceitou os novos tempos e vê da sua janela a herdade do Tomé da Póvoa, seu antigo criado, crescer e fazer sombra à dele. Quando Berta, a filha de Tomé, que estudou na cidade, volta a casa, os filhos do fidalgo não conseguem evitar olhar na direção da jovem de condição inferior…

Os Fidalgos da Casa Mourisca é um dos quatro romances de Júlio Dinis e uma das suas Crónicas da Aldeia. É difícil não ver hoje os aspetos mais convencionais da obra, mas os motivos de interesse talvez também se tenham tornado maiores. Numa aldeia onde as novidades demoram a chegar vemos a dificuldade com que o regedor impõe a sua autoridade aos velhos poderes, mesmo tendo a lei do seu lado, assistimos à rivalidade entre o crédito concedido pelos velhos usurários e os contratos oferecidos pela instituição recentemente criada do Crédito Predial ou ao desdém com que é encarado o trabalho e o investimento das novas classes burguesas. Tudo isto tendo como pano de fundo uma história de amor em que os valores morais determinam o comportamento dos protagonistas. Um livro que ainda pode ser lido com prazer.
A edição que aqui apresentamos tem ortografia atualizada pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 2009. Foram corrigidos ocasionais erros de concordância e a pontuação foi modernizada, de forma que o livro de Júlio Dinis possa ser lido com todo o conforto de uma edição moderna.

Disponível nestas lojas:

iBookstore_Badge_US_UK_0610-590x182

Kindle_Black_button

Disponível na loja Kindle Brasil

Get it on Google Play

Disponível na loja Kobo

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s