De mais ou demais?

Para começar, admitimos que nem todos pensam o mesmo sobre este assunto, mas, se fez uma pesquisa para tirar uma dúvida, o que procura é uma resposta simples que lhe resolva o problema. Aqui fica a nossa tentativa, com uma explicação breve da regra que adotámos na Livros sem Papel — com boas razões.

Primeiro a parte fácil: os demais não têm dúvidas, mas nós temos; demais a mais, a questão não é simples. No primeiro caso demais significa os outros, no segundo, demais a mais quer dizer além disso, de resto. O problema está em casos como «a Maria bebe de mais», ou será «demais» que ela bebe?

A regra que seguimos é a do Vocabulário da Língua Portuguesa de Rebelo Gonçalves, publicado em 1966. Segundo o Vocabulário, de mais com o sentido de demasiado escreve-se assim, separado, e opõe-se a de menos. Demais pegado tem os sentidos dos exemplos que demos acima, ou seja, em nenhum dos casos quer dizer demasiado. Era esta de resto a regra aplicada na Imprensa Nacional, em Lisboa, por influência pessoal do mesmo Rebelo Gonçalves.

E quanto a «é bom de mais», com pronúncia do Brasil? Não será «bom demais»? Como o que é de mais é de mais, achamos melhor manter a coerência e a simplicidade, e isso quer dizer que mesmo uma feijoada à brasileira é boa de mais, e não demais. Neste contexto, «boa de mais» é simplesmente uma aceção desta expressão que significa excelente, e não implica que uma feijoada possa algum dia ser demasiado boa.

Em resumo:

Estudar português nunca é de mais. Será que os demais pensam como nós? Se não pensarem, que nos deem a sua opinião. Estamos abertos a ela.

Anúncios

There is one comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s